Missão

A principal missão e objetivo supremo dos Bombeiros Voluntários da Nazaré são a salvaguarda e socorro de pessoas e bens. A zona de intervenção primordial é o concelho de Nazaré, nomeadamente, a vila de Nazaré, as freguesias de Valado dos Frades e Famalicão bem como os lugares de Fanhais, Sítio da Nazaré e Pederneira.

Os Bombeiros Voluntários da Nazaré exercem principalmente as seguintes ações:
O combate a incêndios;
O socorro às populações em caso de incêndios, inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os acidentes, catástrofes ou calamidades;
O socorro e transporte de sinistrados e doentes, incluindo a urgência pré-hospitalar;
O socorro a náufragos;
A prevenção contra incêndios, quer urbanos quer florestais; 
Colaboração com a Proteção civil para as diversas atividades no âmbito do exercício das funções específicas que lhes forem cometidas; 
A emissão de pareceres técnicos nomeadamente em matéria de prevenção e segurança contra o risco de incêndios ou outros sinistros.

Na sua área de supervisões estão implantadas várias infraestruturas quer industriais quer comerciais. Existe também uma enorme rede viária e ferroviária.
Os Bombeiros Voluntários da Nazaré não restringem só a sua ação ao concelho de Nazaré, quando solicitados, o seu apoio estende-se a todo o Pais.